O Projeto de Lei nº 05/2013, de autoria dos vereadores Célio Major (PP) e Gerário Henriques (PP) reconheceu o Grupo de Teatro do Bom Jardim – PE como utilidade pública.
Segundo o Ministério da Justiça, são consideradas de “utilidade pública” as sociedades civis, associações e fundações que receberam o referido título “por assim o solicitarem, bem como por cumprir os requisitos da Lei 93, de 28 de agosto de 1935”.
E foi com esse objetivo que os autores do projeto conseguiram sua aprovação unânime na sessão ordinária realizada na manhã de ontem (04), em turno único, justificando que o mesmo visa reconhecer o grupo teatral pelos serviços prestados à população local.
“Espero que agora que o GTBJ possa dar continuidade a esse trabalho, valorizando nossa cultura e a todos que tem o prazer de assisti-los”, mencionou Célio Major.
Agora, com o reconhecimento público, o grupo poderá, conforme ressaltaram os autores do projeto, recorrer aos governos estadual e federal, com o intuito de pedir o mesmo reconhecimento.
Segundo o diretor da entidade José Márlio Salviano, o reconhecimento em nível municipal colabora para que o grupo tenha mais facilidades para angariar recursos junto ao poder público, seja em qualquer esfera. “A partir do momento em que as autoridades nos fornecerem esse reconhecimento, como utilidade pública, passa a mostrar à população nossa credibilidade e, aí então, ela passa a valorizar mais o grupo e, consequentemente, a arte”, ressaltou o dirigente.
Reginaldo Celestino, Célio, Zé Márlio e Genário
Após a aprovação pela plenário da Câmara Municipal do Bom Jardim, o Projeto-de-Lei nº 05/2013 será encaminhado ao prefeito Miguel Barbosa(PP) para a devida sansão.
O ato global Reginaldo Celestino, bonjardinense natural da povoação do Torto, prestigiou a sessão, sendo bastante cumprimentado pelos presentes.
Fonte – Dimas Santos / Fotos: Ênio de Andrade
Tags:
Bom Jardim-PE