Feliz Dia do Observador Aéreo Quarta-feira 24/06/2015
A 1.ª Esquadrilha de Ligação e Observação foi criada pelo Aviso nº 57, de 20 de julho de 1944. Designado o seu Comandante, o Capitão Aviador João Afonso Fabrício Belloc, a Esquadrilha foi, em seguida, rapidamente organizada. A 19 de Setembro de 1944, a l.ª ELO, já com todo o seu pessoal selecionado, apresentou-se no 1.° Regimento de Obuses Auto-Rebocado, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, pronta para o embarque para o Teatro de Operações da Itália. A 22 de outubro de 1944, a l.ª ELO deixou o porto do Rio de Janeiro, a bordo do navio transporte de guerra norte-americano- "General Meigh", juntamente com o 3.° Escalão da Força Expedicionária Brasileira, desembarcando em Nápoles a 6 de outubro; a l0 de outubro, a borda da barcaça de invasão LC-1-l16, a l.ª ELO se desloca para o porto de Livorno, onde chega a 12 de outubro, indo, em seguida, acampar nos arredores da cidade de Pisa.
A 1.ª Esquadrilha de Ligação e Observação foi criada pelo Aviso nº 57, de 20 de julho de 1944. Designado o seu Comandante, o Capitão Aviador João Afonso Fabrício Belloc, a Esquadrilha foi, em seguida, rapidamente organizada. A 19 de Setembro de 1944, a l.ª ELO, já com todo o seu pessoal selecionado, apresentou-se no 1.° Regimento de Obuses Auto-Rebocado, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, pronta para o embarque para o Teatro de Operações da Itália. A 22 de outubro de 1944, a l.ª ELO deixou o porto do Rio de Janeiro, a bordo do navio transporte de guerra norte-americano- "General Meigh", juntamente com o 3.° Escalão da Força Expedicionária Brasileira, desembarcando em Nápoles a 6 de outubro; a l0 de outubro, a borda da barcaça de invasão LC-1-l16, a l.ª ELO se desloca para o porto de Livorno, onde chega a 12 de outubro, indo, em seguida, acampar nos arredores da cidade de Pisa.