Feliz Dia doTelefonista 29/06/2015 29 de Junho
Desde o ano de 1956, no dia 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista. O surgimento da profissão só foi possível a partir de 1876, ano em que Alexandre Graham Bell inventou o telefone, provocando uma revolução nos meios de comunicação. O sonho de falar com qualquer pessoa, a qualquer hora, mesmo à distância, torna-se realidade. No princípio, possuir um telefone era um privilégio para poucos, mas com o passar do tempo, o instrumento se tornou mais acessível. Em pouco tempo o telefone seria indispensável para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.
É nesse momento que surgiu a profissão de telefonista. Em uma época em que as centrais telefônicas não tinham mais do que vinte ou trinta assinantes, completar uma ligação só era possível através da atuação desse profissional. Ao longo do tempo a profissão se tornou mais acessível para as empresas, acompanhando o avanço tecnológico. As centrais telefônicas cresceram, bem como a profissão de telefonista. Apesar dos modernos sistemas, que dispensam a atuação de telefonistas, existentes hoje, este continua sendo um cargo indispensável em algumas empresas de grande porte. O telefonista está presente em órgãos públicos e privados, empresas, escolas, hospitais, universidades e outros.
Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional atualmente. O serviço, indispensável no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização. Por esses motivos, é preciso que o profissional esteja devidamente preparado para fornecer informações e responder às dúvidas de quem o procura.
Assim como o telefone passou a ser instrumento indispensável para as empresas e para a população em geral, a telefonista também se tornou um importante agente inserido no processo econômico. O papel da telefonista vai mais longe, e não se restringe apenas a efetuar ou transferir ligações. Este profissional é a voz da empresa em que trabalha.
Desde o ano de 1956, no dia 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista. O surgimento da profissão só foi possível a partir de 1876, ano em que Alexandre Graham Bell inventou o telefone, provocando uma revolução nos meios de comunicação. O sonho de falar com qualquer pessoa, a qualquer hora, mesmo à distância, torna-se realidade. No princípio, possuir um telefone era um privilégio para poucos, mas com o passar do tempo, o instrumento se tornou mais acessível. Em pouco tempo o telefone seria indispensável para encurtar distâncias entre as pessoas e resolver problemas pessoais e profissionais.
É nesse momento que surgiu a profissão de telefonista. Em uma época em que as centrais telefônicas não tinham mais do que vinte ou trinta assinantes, completar uma ligação só era possível através da atuação desse profissional. Ao longo do tempo a profissão se tornou mais acessível para as empresas, acompanhando o avanço tecnológico. As centrais telefônicas cresceram, bem como a profissão de telefonista. Apesar dos modernos sistemas, que dispensam a atuação de telefonistas, existentes hoje, este continua sendo um cargo indispensável em algumas empresas de grande porte. O telefonista está presente em órgãos públicos e privados, empresas, escolas, hospitais, universidades e outros.
Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional atualmente. O serviço, indispensável no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização. Por esses motivos, é preciso que o profissional esteja devidamente preparado para fornecer informações e responder às dúvidas de quem o procura.
Assim como o telefone passou a ser instrumento indispensável para as empresas e para a população em geral, a telefonista também se tornou um importante agente inserido no processo econômico. O papel da telefonista vai mais longe, e não se restringe apenas a efetuar ou transferir ligações. Este profissional é a voz da empresa em que trabalha.