Primeiros sintomas de gravidez: Todo os sinais de que você está grávida conheça sintomas de gravida primeiros sintomas de gravidez. Saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez.
Primeiros sinais de sintomas da GRAVIDEZ conheça todos os sintomas
- sintomas de gravida
- primeiros sintomas de gravidez
- sintomas de gravidez primeiros dias
- sinais se gravidez
- quais is sintomas de gravidez
- sintomas de gravidez primeira semana
- sintomas de gravidez primeiras semanas
Confira abaixo como é a ovulação e os dez sinais que indicam a gravidez:
- Revisando a ovulação
- De acordo com os médicos Wladimir Taborda, Mariano Tamura e Alice D. Deutsch, no livro "A Segunda Gravidez", da Editora CMS, a ovulação acontece 14 dias antes de a menstruação aparecer. Se a mulher tem um ciclo de 28 dias, em média, isso ocorre no 14º, contando desde o primeiro dia de sua última menstruação. Se o ciclo tem 32 dias, a ovulação costuma ocorrer no 18º dia. Outro exemplo é que, se o ciclo tem 25 dias, a ovulação ocorre no 11º dia. A fecundação ocorre, normalmente, dentro de 24 horas a partir do momento que o espermatozoide alcança a tuba interina quando a mulher está ovulando.
- Atraso da menstruação
- Clássico, o atraso menstrual é o sintoma mais comum de que a mulher que tem o ciclo regular está grávida. "Para muitas mulheres, a desconfiança da gravidez só surge quando a menstruação não vem. Os sinais da gravidez geralmente aparecem após duas semanas do atraso na menstruação. Os sintomas costumam variar de mulher para mulher", diz o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho.
- Acontece que algumas mulheres têm o ciclo ovulatório irregular, dificultando a identificação da gravidez, já que nesses casos é comum a menstruação atrasar até dois meses. O importante é não confundir a menstruação com o nidaço: "É o sangramento escuro devido à fixação do embrião no útero, o que pode romper alguns vasinhos e levar a um pequeno sangramento muitas vezes confundido com a menstruação", explica o especialista.
- Náusea e enjoo matinal
- "São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação", explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.
- Inchaço das mamas e do corpo
- Ter os seios inchados é outro sintoma que pode começar nas primeiras semanas após a concepção. Algumas mudanças são mais visíveis, e o inchaço dos seios é uma delas: as mamas ficam mais sensíveis ao toque, doloridas ou inchadas. Já o edema no restante do corpo tende a ser mais evidente a partir do segundo trimestre de gestação, ou seja, você já vai saber que está grávida há algum tempo.
- Dor de cabeça
- É mais um sintoma que não é regra: pode acontecer devido ao aumento repentino de progesterona no corpo da mulher e costuma acontecer logo nas primeiras semanas.
- Sonolência, cansaço e fadiga
- Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. "Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas", explica Domingos Mantelli Filho.
- Dor nas costas
- Este pode ser um problema que acontece no início da gestação, porém, é comum ter dor nas costas ao longo de toda a gravidez. As dores são mais intensas principalmente no final da gestação devido ao peso da barriga e à mudança de postura da gestante.
- Escurecimento das aréolas
- Acontece por causa do aumento de células pigmentares na aréola por ação dos hormônios. Esse escurecimento da pele dos mamilos é mais comum a partir do segundo trimestre de gestação.
- Vontades constantes de urinar
- No início, ocorre pela ação dos hormônios da gravidez, cerca de seis a oito semanas após a concepção. Em seguida, mais próximo ao final da gravidez, a urina frequente vai acontecer por causa da compressão da bexiga pelo útero, que estará bem maior nessa fase.
- Alterações no paladar e olfato
- É o responsável por aqueles 'desejos de grávida'. "Ocorre o que chamamos de perversão olfativa e gustativa devido ao aumento dessas mucosas por ação hormonal. É muito comum gostar de coisas que não gostava e a não tolerar algo que adorava", reforça o especialista.
- Prisão de ventre
- É causada por influência dos hormônios da gestação que diminuem o peristaltismo intestinal, ou seja, o movimento que o intestino faz para empurrar o alimento pelo tubo digestivo. Com a redução desses movimentos, as fezes têm menor absorção de água passando a ficar mais ressecadas e dificultando sua expulsão. São mais frequentes no segundo e terceiro trimestre de gestação.